Teste eletrostático vs teste convencional de estanqueidade – Entenda a diferença

Categorias

Mais buscados

Deseja um atendimento sobre Teste Eletrostático?

Agende uma reunião e vamos discutir o seu projeto!

Ou direto (11) 94933-1470

Engenharia de teste Imperdetector

Buscar por testes seguros e confiáveis quando se vai verificar a estanqueidade de áreas impermeabilizadas é um cuidado indispensável. Nesse quesito, existem dois testes que são comumente aplicados nessa etapa: os testes eletrostáticos e os convencionais. Mas, no comparativo teste eletrostático vs teste convencional existem alguma diferença?

De modo geral, existem alguns aspectos que diferenciam um teste do outro. E, dependendo do que você espera ou necessita em seu projeto, uma opção pode ser mais relevante que a outra.

Teste eletrostático vs teste convencional

Tanto o teste eletrostático, quanto o convencional são comumente aplicados na verificação da estanqueidade. Mas, existem alguns aspectos que diferenciam esses dois métodos e que deve considerar no momento de fazer sua escolha.

Teste convencional de estanqueidade

O teste convencional de estanqueidade mais conhecido é o chamado lâmina d’água. Basicamente esse teste consiste na aplicação de uma determinada quantidade de água na superfície da área impermeabilizada.

Com isso, verifica-se durante um período de 72 horas se há indícios de infiltração que reduza o nível de água. Havendo qualquer falha, a mesma é reparada e um novo teste é feito por igual período de tempo para posterior liberação.

Nesse teste, são necessários a locação de recursos como carros tanques de água para viabilizar a execução do teste. Além disso, durante a execução do teste a obra deve ser paralisada.

Teste eletrostático

O teste eletrostático é um teste feito a seco, com o uso de um equipamento chamado imperdetector. Esta tecnologia faz uma varredura completa na superfície impermeabilizada em busca de falhas e outras descontinuidades.

Ao sinal de qualquer micro furo, o aparelho emite um bip sonoro apontando com precisão o local e a dimensão da descontinuidade. Com isso, realiza-se o reparo da falha e o teste é refeito para somente então haver a liberação dessa etapa.

A depender da extensão da área que requer avaliação, o teste eletrostático pode ser concluído em até 40 minutos. Ou seja, uma ótima opção para quem busca por agilidade e eficiência em sua obra.

Além disso, após a conclusão do teste, emite-se um laudo técnico que certifica a estanqueidade da impermeabilização.

De modo geral, o teste eletrostático é um teste que oferece mais rapidez e praticidade para a obra. Sua aplicação não exige paralisações durante a construção e, portanto, não interfere em sua produtividade.

Isso sem contar que o teste eletrostático é um método 100% ecológico, tendo em vista que sua execução é feita sem desperdício de água.

Além disso, no comparativo teste eletrostático vs teste convencional, o preço é outro aspecto que diferencia os dois testes. Isso porque, o teste eletrostático envolve um custo equivalente a 15% do valor total do que normalmente se gasta com o teste convencional.

Na Ralife Engenharia você encontra o melhor teste eletrostático de estanqueidade do mercado. Saiba mais!

Teste eletrostático vs teste convencional – qual o melhor?

Como pode perceber o teste eletrostático vs teste convencional são métodos que possuem características, bem como meios de aplicação distintos. Para saber qual dos dois é o melhor para sua construção é importante avaliar seus objetivos e as demandas da sua obra.

Mas no geral, se a sua obra requer uma solução que ofereça rapidez, precisão nos resultados e mais segurança sem dúvida, o teste eletrostático se mostra uma boa opção.

Além disso, tão importante quanto selecionar o melhor teste, também vale ficar atento quanto a empresa que irá contratar. Procure uma empresa de confiança e que tenha experiencia de mercado na execução de testes de estanqueidade.

A Ralife é uma empresa que oferece soluções especializadas em testes de impermeabilizações com a qualidade e segurança que sua obra precisa. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções. LIGUE ( 11) 94933-1470.

Conte com a Ralife Engenharia para os serviços de teste de estanqueidade para a sua obra.

Especializada

O aparelho imperdetector realiza uma inspeção na área impermeabilizada em poucos minutos, na sequência é emitido um laudo técnico com um parecer sobre a estanqueidade da impermeabilização. Utilizamos o aparelho ImperDetector e caso seja encontrado alguma falha ou micro furo na impermeabilização, haverá de ser realizado um reparo no local e em seguida o repasse da máquina nos locais que apresentaram furos. 

Alta tecnologia

Um teste eficiente e rápido é o teste eletrostático. Este teste é realizado com o aparelho diretamente sobre a impermeabilização, onde este equipamento faz uma inspeção minuciosa tentando localizar micro furos e falhas no sistema de manta asfáltica. Após a inspeção realizada nossa empresa disponibiliza um laudo técnico com as falhas encontradas e com um parecer técnico sobre a estanqueidade.

Hoje você não precisa mais paralisar uma obra por 3 dias para fazer o  teste de estanqueidade com água!!

Regulamento por norma ,com baixo custo, rapidez e eficiência o teste de estanqueidade eletrostático Imperdetector, da Ralife engenharia trás inúmeros benefícios para a construção civil. Toda área impermeabilizada deve ser colocada em teste de estanqueidade, conforme solicita a NBR9575. Este teste tem objetivo de certificar a se há vazamentos e a qualidade dos serviços de impermeabilização EM APENAS 40 MINUTOS, seja a aplicação de uma manta asfáltica ou impermeabilizantes líquidos.

Impermeabilização com manta asfáltica precisa ter laudo de estanqueidade. Um teste eficiente e rápido é o teste eletrostático. Este teste é realizado com o aparelho diretamente sobre a impermeabilização, onde este equipamento faz uma inspeção minuciosa tentando localizar micro furos e falhas no sistema de manta asfáltica. Após a inspeção realizada nossa empresa disponibiliza um laudo técnico com as falhas encontradas e com um parecer técnico sobre a estanqueidade.

O teste de estanqueidade com o aparelho imperdetector tem o funcionamento no princípio de arco-voltaico, a manta asfáltica e outros impermeabilizantes são em sua maioria constituído de materiais isolantes elétricos. Os furos e falhas são encontrados pelo aparelho, pois o equipamento é calibrado com uma alta sensibilidade elétrica e condutibilidade de alta precisão. Assim o aparelho emitirá um disparo sonoro onde houver a falha, e posteriormente a mesma será corrigida simultaneamente a sua detecção.

Com uma equipe própria de engenheira, a empresa RALIFE engenharia tem disponibilidade para atender clientes em todo o país.

O objetivo deste aparelho é identificar o quanto antes micro furos e falhas em mantas impermeáveis, sem a necessidade de utilizar água. Com a finalidade de minimizar futuros problemas de vazamentos em sistemas de impermeabilização em lajes, piscinas, lojas e restaurantes de shopping, vestiários, banheiros e etc.

 

Com um baixíssimo custo estimado em 45% do valor gasto com o teste de água, O Teste de estanqueidade eletrostático é realizado com o equipamento imperdetector. Este equipamento funciona com o princípio de arco voltaico.

 Quando o equipamento varre uma área impermeabilizada e encontra uma falha ou micro furo o equipamento fecha um arco voltaico e emite um disparo sonoro. Após ser encontrado a falha no sistema impermeável é realizado um reparo no local identificado pelo equipamento e em seguida é realizado um novo teste para certificar e eficiência do reparo realizado. E o laudo de estanqueidade é liberado em 40 minutos.

Impermeabilização é uma coisa séria, ela preserva a estrutura contra o ataque da ação destrutiva da água, fluidos e vapores. Para garantir que as áreas impermeabilizadas estão estanque a NBR 9574 exige que seja efetuado um teste de estanqueidade na área impermeabilizada. Ganhe agilidade na sua obra, contrate uma empresa especializada no teste de estanqueidade eletrônico, entre em contato com a Ralife engenharia.

40 minutos, o teste de estanqueidade eletrostático com o imperdetector realiza uma inspeção na área impermeabilizada em poucos minutos, na sequência é emitido um laudo técnico com um parecer sobre a estanqueidade da impermeabilização.
Impermeabilização é uma coisa séria, ela preserva a estrutura contra o ataque da ação destrutiva da água, fluidos e vapores. Para garantir que as áreas impermeabilizadas estão estanque a NBR 9574 exige que seja efetuado um teste de estanqueidade na área impermeabilizada.

O teste de estanqueidade eletrostático é realizado com o equipamento que emite faísca de corrente elétrica quando encontra uma falha na área impermeabilizada. Este teste existe desde os anos 80, na época a sua utilização era especificada somente para teste em tubulações de aço que eram revestidas por material impermeáveis. Nos anos 90 algumas empresas especializadas em projeto de impermeabilização já utilizavam o equipamento em obras onde eram aplicadas mantas asfálticas e mantas de PVC.

O Teste de estanqueidade eletrostático Imperdetector em mantas asfálticas vem sendo cada vez mais utilizado em obras de impermeabilização. Um teste rápido e eficaz é tudo que uma obra precisa. A construção civil trabalha com base no tripé Qualidade-Técnica-custo. O teste de estanqueidade eletrônica fornece os meios necessários para que essa base seja sólida, eficaz e eficiente. Leve o teste de estanqueidade eletrônico imperdetector a sua obra.

Tags
consultoria em impermeabilização consultoria em impermeabilização em São Paulo Consultoria em impermeabilização no Rio Grande do Norte empresa de consultoria de impermeabilização no Rio Grande do Sul empresa de impermeabilização empresa de impermeabilização em são paulo empresa de projetos de impermeabilização empresa de teste arco voltaico empresa de teste de estanqueidade empresa especializada em projetos de impermeabilização imperdetector imperdetector para testar a laje impermeabilização da obra laudo de estanqueidade laudo de estanqueidade de impermeabilização laudo de estanqueidade de impermeabilização em campinas ralife engenharia teste arco voltaico teste com imperdetector teste de estanqueidade teste de estanqueidade com imperdetector em Palmas Teste de Estanqueidade com Imperdetector em Pernambuco Teste de Estanqueidade com Imperdetector em Recife teste de estanqueidade com imperdetector em santa catarina Teste de Estanqueidade com Imperdetector no Piauí teste de estanqueidade em locais impermeabilizados teste de estanqueidade em piscinas teste de estanqueidade em reservatórios teste de estanqueidade impermeabilização teste de estanqueidade impermeabilização nbr teste de estanqueidade lajes teste de impermeabilização teste de impermeabilização em lajes e coberturas teste de impermeabilização em piscinas teste de manta teste de manta asfáltica teste de mantas asfáltica teste de mantas em piscinas teste eletrostático teste eletrostático em manta asfáltica teste eletrostático Ralife Engenharia teste em manta asfáltica teste estanqueidade teste na impermeabilização com imperdetector no paraná vantagens no teste de estanqueidade
Precisa de ajuda?